A idéia veio porque uma vez eu tive que fazer um project para uma aula de inglês e fiz sobre Coco Chanel. Eu ja sabia que ela tinha sido uma grande figura inovadora, e a frente de seu tempo, mas ao longo da pesquisa fui lendo e descobrindo muitas coisas, que desconhecia, o que no final me rendeu um trabalho prazeroso de fazer e cheio de descobertas.
Afim de iniciar novas descobertas, resolvi pesquisar também sobre Viviene Westwood. Porque outro dia me deparei vendo algo sobre ela, e percebi que no final, o que sempre citam, ao falar de Viviene, é que a história dela se confunde com a história do punk. O que é a mais pura verdade, e que tento relatar aqui para vocês ...
(Viviene Westwood)
A então pacata mãe de família, talvez influenciada pelo clima rebelde e liberal do final dos anos 60, terminou seu casamento e iniciou uma viagem por uma vida completamente nova, pautada por muita polêmica e ousadia.
Ao se separar, conheceu quem iria se tornar seu segundo marido, Malcolm McLaren.
(Viviene ao lado de Malcolm)
Além de um caso de amor, entre os dois havia uma sociedade, pois Malcolm e Viviene se tornaram sócios e abriram sua primeira loja que, inspiradas no rock dos anos 50, vendia objetos e roupas que lembravam Elvis Presley e o rock and roll original da época. A loja se chamava "Let It Rock", e se localizava no lendário endreço de número 430 da Kings Road.
A estilista também passou a criar peças visando o público marginalizado da periferia, criando suas próprias roupas, pensando nos que vivem à margem da sociedade, negros e rockers.
Com inúmeras polêmicas e problemas na justiça a loja teve que mudar seu nome, em 1972, para "Too Fast to Live, Too Young to Die". Daí a ousadia e o reconhecimento de suas roupas passou a se destacar. Passou a adotar um visual sexualmente explícito e fetichista, com roupas rasgadas, peças de couro, t-shirts com estampas eróticas, motivos africanos, entre outros. Com a repercussão vieram novamente problemas na justiça, o que levou a mudarem o nome da loja novamente, agora para "Sex".
(A loja Sex, em Londres)
Viviene transgrediu ainda mais a moda e adotou t-shirts que ganharam ainda mais ousadia com mensagens mais explícitas, a borracha se tornou a principal matéria-prima de suas criações. Além de, naquela época, passaram a vender objetos sadomasoquistas na Sex. Esse modo de se vestir passou então a ser conhecido como o conceito de moda Punk.
(Viviene Westwood e seu visual punk)
Agora imaginem essa mulher vestida assim, no meio do movimento hippie doas anos 70. É pra chocar e marcar meesmo, não é não?!
MAS O QUE MAIS INFLUENCIOU O ESTOURO DO PUNK?
O seu então marido e sócio Malcolm McLaren, na época da inauguração da Let It Rock, ficou muito conhecido entre músicos e moderninhos Londrinos. A loja bem frequentada pela galera ''underground'' de Londres, recebeu uma vez os integrantes de uma banda chamada New York Dolls, e o visual dos rapazes daquela banda conquistou Malcolm, uma mistura de brilho, sadomasoquismo e extravagância.
(New York Dolls)
E foi quando Malcolm decidiu ser empresário daquela banda. Porém quando chegou em Nova York percebeu que os caras tavam muito ultrapassados e caiu fora.
Mas enquanto esteve em Nova York aprendeu uma coisa e levou a idéia para casa. Lá ele tinha percebido que, naquela época, em 75, no mundo do rock o que valia mais do que o som produzido, era a atitude. E ao perceber esse conceito, Malcolm decidiu formar uma nova banda. E fazer um aproveitamento do novo estilo criado por ele e por sua mulher, Viviene Westwood, como algo comercial.
McLaren voltou a Londres com a finalidade de montar ele próprio uma banda usando o padrão que havia conhecido nos Estados Unidos. O que foi algo muito fácil. Entre clientes de sua loja recrutou quem tivesse os conhecimentos musicais necessários para formar a banda.
Steve Jones e Paul Cook, guitarrista e baterista, viviam na loja, agora com o nome de Sex. Glen Matlock, baixista, era empregado da loja aos sábados e foi convocado imediatamente. O vocalista que faltava, eles procuraram tambem entre os frequentadores da Sex, um adolescente de dentes podres chamado John Lydon. O teste foi feito na loja, com o vocalista a cantar numa jukebox. Johnny, que nunca tinha cantado na vida antes, foi aprovado pela sua postura e comportamento anti-social. Em resumo, era perfeito para a vaga. Os ensaios começam, John Lydon vira Johnny Rotten. E agora a banda chama-se Sex Pistols.
(Sex Pistols)
NO QUE DIZ RESPEITO À MÚSICA: O punk popularizado na Inglaterra (onde logo viria a se tornar um movimento social do proletariado e não mais apenas um estilo musical) foi uma resposta necessária ao rock que estava se levando a sério demais, aos álbuns duplos conceituais, aos solos de dez minutos e às bandas que perdiam de vista o caráter de diversão do rock. O punk embora considerado por muitos anti-música foi na pior das hipóteses um mal necessário para mostrar e conter alguns exageros do progressivismo.
Tempos depois, o baixista e o vocalista, que nunca se deram muito bem, após muitas brigas e desentendimentos, Glen deixa o posto, dando lugar ao
(Sid Vicious)
continua...
gente, meu editor de postagens esta uma porcaria, ele não me obedece, não da a formatação exata. Por isso das letras assim, mas depois eu vejo se consigo consertar :~
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